25 setembro 2015

Especial Enem : Dicas para uma boa redação

Além Olás!
Já perceberam que o tema de hoje é bem "sério" né?, faltando apenas 1 mês para o início da prova mais esperada do Brasil, vim dar algumas dicas de como fazer uma boa redação. Não que eu seja a rainha das redações super nota 10, só quero transmitir o que eu já li e aprendi com meus professores para vocês.

 
• Dicas de como fazer uma boa redação:

1. Leia o máximo que puder: 

A leitura é nossa maior aliada na fonte de conhecimento, então não deixe passar a vontade de ler um livro, um jornal, ou até uma revista que fale sobre a atualidade. Ao ler  estimulamos nosso cérebro na interpretação e na argumentação. No momento de fazer uma boa redação, indica-se ler o texto apoio no mínimo 3 vezes.

2. Busque os significados de palavras que você não conhece:

Sabe quando você ler uma palavra que você nunca viu na vida e não sabe o significado, nem como  ela se encaixa no contexto? Sua missão agora é sublinhar essas palavras e procurar o significado delas em um dicionário ou na net. Este tipo de atitude vai ampliar sua variedade linguística semântica em um nível espetacular.

3. Argumente temas entre amigos: 

Na hora de sentar-se na roda de amigos, puxe papo de algo polêmico relacionado à sociedade e população, ou até troque ideias para argumentar nas redações. Uma boa dica é deixar seu amigo ler uma redação sua e você leia uma dele. Depois debatam pontos negativos e positivos na redação um do outro.

4. Pratique: 

Pesquise listas de prováveis temas que podem cair na redação do enem ou redações já pedidas pelo enem em anos passados, junte os temas e pratique sua escrita. Também peça para que algum professor de português ou redação corrija. Além de por em prática toda sua preparação citadas acima, você também vai poder exercitar sua caligrafia, que deve estar legível e coerente de acordo com as regras ortográficas da língua portuguesa.



Me esforcei ao máximo para unir essas dicas e mostrar para vocês. Espero que eu tenha ajudado. 
Um beijão, Pih.

Nenhum comentário

Postar um comentário