25 outubro 2015

ENEM Empoderado

Olas!!!
Depois de uma grande reflexão de vida pós maratona enem vim compartilhar um pouco sobre os principais temas que eu amei na prova. O feminismo e a abordagem á temas de cultura indígena e negra foi para mim a melhor parte lembrando da grande surpresa do tema abordado na redação, esses itens fizeram meus olhos brilharem nas horas mais tensas e cheias de palavras do meu ano.


Minhas provas foram das cores:
  • Azul - 1° dia
  • Amarela - 2° dia


Em uma questão de humanas no primeiro dia temos um pensamento de uma grande representadora do feminismo, a francesa Simone de Beauvoir, em uma citação lutando pela legitimidade da mulher torna-se mulher buscando alertar as pessoas na luta pela igualdade de gênero.
E outras questões trataram da ressalta da origem africana nas raizes da musicalidade brasieira presente na questão 155 com a musica YAÔ de Pixinguinha, o alerta a valorização á lingua indigena na questão 126 e o Pan-Africanismo no poema "Voz do Sangue"  do lider angolano Agostinho Neto.
Outro comentário pessoal foi a presença de Chico Buarque e seu texto "Essa Pequena", que eu adorei conhecer.

Ai vai umas fotinhas das questões: 








E um pouquinho de zueira a internet é a melhor:





E agora o motivo de guerra espartana desdo inicio do ano, a redação do ENEM. O tema " A persistência da violência contra mulher na sociedade brasileira " causou auvorosso nacional.



"Depois de anos lutando por direitos, as mulheres ganharam seu espaço de respeito na sociedade. Porém agora é preciso lutar por algo ainda maior: Suas vidas.
Mais de 90 mil mulheres foram assassinadas no decorrer de 30 anos no Brasil, um país que busca desenvolvimento e esquece de dar atenção à questões alarmantes como essa. Agredidas fisicamente, sexualmente ou verbalmente, muitas mulheres sofrem dentro de suas casas por serem vitimas de homens inseguros, ciumentos e violentos. A violência e o assassinato andam de mãos dadas e a persistência na violência contra mulheres só aumenta no Brasil[...]"

Esse foi um trecho da minha redação, que apesar de não ter sido tão boa, me senti honrrada em redigir minha escrita à causas femininas de boa índole.  A atenção que nós mulheres, ganhamos foi espetacular. Cada texto, cada luta diária está começando a fazer efeito.
Por mais que aborde um tema voltado para mulheres a redação não foi feminista. O objetivo do enem é aumentar a capacidade de raciocínio e fazer você ser um cidadão de amplos assuntos sociais. A a persistência na violencia contra mulher no Brasil  nada mais é do que um tema busca referência, muitas mulheres já morreram por causas injustas e ainda tem pessoas que acham tantos debates vitimistas e um tipo de exaltação contra o sexo oposto quando só se busca respeito e igualdade, um dos grandes pilares sociais que regem uma sociedade. Eu também quero ressaltar que esse monte de mulheres se manisfestando de forma errada devem se lembrar dos pilares do feminismo antes de postar merdinhas e nos denegrir ainda mais.



Nenhum comentário

Postar um comentário